SHARE
Prev_Arrow_teal.svgNext_Arrow_teal.svgUp_Arrow_teal.svg
Industrial-Ideas_acgi_logo-unit.svg
A REVISTA DO GRUPO ATLAS COPCO
Share-teal.svg
Search-teal.svg
Menu-button-teal.svg
result
Search
For-Readz_VT_DZS-VSD_final.jpg
Equipe inteligente + smartphone = produto inteligente
Quote_Blue.svg
The traditional offer from other suppliers on the market is standard fixed-speed pumps, but our pumps have the app controllability, flexible pumping speed and pressure setpoint control, and that stands out. The flexibility and precise monitoring not only mean excellent process control, but also substantial energy and cost cuts,”
AlexanderFrerichs1.png
Alexander Frerichs Gerente de Produto, Bombas a Seco
E se os fabricantes industriais pudessem ajustar a velocidade e o consumo de energia de suas bombas de vácuo remotamente, dependendo do fluxo de produção atual? Conheça dois dos inovadores por trás da bomba de vácuo a seco com garras DZS VSD+ que pode ser controlada por um aplicativo de smartphone. Essa tecnologia líder de mercado traz redução de custos e benefícios ambientais, e os concorrentes estão lutando para alcançá-la.
Quando Alexander Frerichs estava estudando engenharia comercial na Universidade de Haia, ele conseguiu um emprego de meio período como carteiro em sua cidade natal, Zwijndrecht, no sudoeste da Holanda. Um dos endereços que ele costumava fazer entregas e retiradas era a base holandesa da Atlas Copco. “Quando estava procurando um lugar para fazer meu projeto de graduação, vi a lista das empresas em nossa cidade e me lembrei da Atlas Copco como um dos lugares na minha ronda. Candidatei-me e o resto é história”, afirma. Dez anos depois, o Gerente de Produto Alexander, junto com o colega de P&D Rachid Carauch, tem sido uma parte importante da equipe responsável pela entrega da bomba de vácuo a seco de garras DZS VSD+ da Atlas Copco, a primeira no mercado a apresentar um sistema de controle inteligente que pode ser executado a partir de um aplicativo de smartphone. O produto foi lançado no início de 2019 e sacudiu o mercado.
Uma bomba a seco de garras é usada em muitas indústrias e aplicações diferentes, mas a indústria de alimentos é proeminente, pois esta bomba é ideal para aplicações de coleta e colocação, mantendo os pacotes no lugar durante a produção e embalando produtos a vácuo para estender sua vida útil. “A oferta tradicional no mercado são bombas de velocidade fixa padrão, mas nossas bombas têm o app controlabilidade, controle de velocidade de bombeamento flexível e de valor de pressão, e isso se destaca. A flexibilidade e o monitoramento preciso não significam apenas um excelente controle de processo, mas também uma substancial redução de custos e energia”, afirma Alexander.
Rachid Carauch, Engenheiro de Projeto, trabalhou junto com Alexander no projeto.
“Fiquei muito feliz por fazer parte disso porque foi um grande desafio desenvolver uma bomba que pudesse ser controlada de forma inteligente”, disse Rachid. “Eu queria que fôssemos os primeiros a colocar essa ideia no mercado. Sabemos que o mundo está avaliando a economia de energia e a conectividade como dados em nuvem, e fazer tudo com seu smartphone está se tornando muito importante - é o futuro!”
Bomba de vácuo DZS VSD+
Características principais: seco e isento de óleo, com eficiência energética graças à velocidade de bombeamento flexível e ao controle do valor de pressão. Facilmente controlado e monitorado a partir de um aplicativo de smartphone.
Usado em: muitas indústrias diferentes onde são necessários ambientes limpos, especialmente a indústria de alimentos.
img_VSD_-app-banner.jpg
The customer can simply commission the machine and set its three parameters via a Bluetooth connection. The designated VSD+ app allows the user to commission, control and monitor his vacuum pump. The fact that the drive is connected to the pressure sensor allows the pump to temporarily slow down or shut off in periods of lower load from the process, a big change from the on/off binary of traditional vacuum pumps.
Conheça nossos inovadores:
Rachid Carauch
Engenheiro de Projeto, Compressor Technique
Descreva esse produto em três palavras. Progressivo, conveniente, flexível.
Por que você ingressou na Atlas Copco? “As instalações da Atlas Copco em Antuérpia ficam perto da casa da minha infância. Desde criança queria trabalhar aqui, e fiz o meu estágio aqui quando era estudante. É uma boa empregadora com muitas possibilidades de crescimento. Comecei como designer e agora sou um líder de projeto.”
Alexander Frerichs
Gerente de Produto, Bombas a Seco
O que te inspira a acordar de manhã? Não me importo de sair da cama para continuar conduzindo projetos que agreguem valor ao processo e à produtividade de nossos clientes. O fato de os projetos serem executados com colegas de todo o mundo, tanto digitalmente quanto em reuniões presenciais em várias empresas de produtos e sites de clientes, nos dá aquele sabor extra, graças às diferentes origens, experiências, culturas e países.
Alexander e Rachid trabalharam com uma equipe de engenheiros, designers e especialistas em projetos das unidades da Atlas Copco na Bélgica, China, Alemanha, Índia e França. A atmosfera de respeito pelas ideias uns dos outros e liberdade para inovar significa que foi um processo verdadeiramente colaborativo.
“Não estamos apenas sentados no marketing gritando para nossos colegas de P&D: “Construa isso para mim!” É uma colaboração estreita e muitas vezes desafiamos uns aos outros para saber se a ideia está certa”, diz Alexander. “Na Atlas Copco, o desenvolvimento de produtos é sempre baseado nas necessidades existentes ou previstas do cliente, visitamos e discutimos com os clientes para obter uma compreensão completa da aplicação e do ambiente em que o produto é usado.”
“O marketing geralmente traz as ideias para casa, mas fazemos um brainstorm juntos”, acrescenta Rachid. “Nós da P&D também damos sugestões sobre o que e como melhorar. Nesse caso, o marketing surgiu com a ideia de o produto ser controlado por um smartphone, e nós em P&D sentimos que também poderíamos fazer a máquina rodar mais rápido e aumentar seu desempenho. É uma situação em que todos ganham. Funciona nas duas direções.”
Alexander acrescenta: “Aqui, tanto as vendas quanto a engenharia entendem a necessidade do cliente, e isso é um grande ponto forte. Nós realmente nos esforçamos para ser os melhores, para ir além da competição. E não subestime os esforços de inovação em nossas equipes de produção, compras, qualidade e logística. Esse tipo de trabalho em equipe não visa apenas atingir o padrão de mercado, mas estabelecê-lo em primeiro lugar.”
E o padrão de mercado que a Atlas Copco estabeleceu é realmente impressionante. O cliente pode simplesmente comissionar a máquina e definir seus três parâmetros por meio de uma conexão Bluetooth. O aplicativo de velocidade variável VSD+ projetado permite ao usuário comissionar, controlar e monitorar sua bomba de vácuo. O fato de a unidade estar conectada ao sensor de pressão permite que a bomba desacelere ou desligue temporariamente em períodos de menor carga do processo, uma grande mudança do binário liga/desliga das bombas de vácuo tradicionais
“Uma bomba de vácuo é uma instalação que muitas vezes é esquecida”, diz Alexander. “Mas muitas vezes as bombas menores são uma parte significativa da conta de energia quando você soma todas elas. Se, por exemplo, você pode combinar o desempenho da bomba com a demanda real e, em vez de uma bomba de velocidade fixa de 11kW consumir apenas 8kW, você pode economizar 35% em energia. Isso terá um grande impacto em seus custos e em sua pegada de CO2.”
“Pense só - dois anos atrás, esse tipo de bombas de vácuo funcionava 24 horas sem parar. Agora você tem a possibilidade de adaptar a velocidade à sua necessidade e, no futuro, teremos ainda mais possibilidades de uso de dados, controlando via wi-fi”, afirma Rachid.
O sinal mais seguro de uma ideia vencedora é quando ela é adotada em outro lugar. Os colegas de Rachid e Alexander têm observado de perto.
“Nossa ideia abriu caminho e a concorrência começou a desenvolver o mesmo tipo de coisa. Isso mostra que estamos fazendo um ótimo trabalho e, além disso, já temos coisas novas no forno.”
Siga-nos no:
Fale conosco | Faça o download da edição 2021/2022 | ©Atlas Copco AB