SHARE
Prev_Arrow_teal.svgNext_Arrow_teal.svgUp_Arrow_teal.svg
Industrial-Ideas_acgi_logo-unit.svg
A REVISTA DO GRUPO ATLAS COPCO
Share-teal.svg
Search-teal.svg
Menu-button-teal.svg
result
Search
Fabricação mais inteligente
Imagine uma fábrica onde máquinas inteligentes operam de forma autônoma e transferem dados sem atraso. Com as redes móveis 5G, isso logo será uma realidade.
Com altíssima velocidade e confiabilidade, as redes móveis de quinta geração (5G) irão revolucionar a fabricação industrial. O aumento dramático na capacidade é um pré-requisito para tecnologias que consomem dados, como a Internet das Coisas, automação inteligente, monitoramento em tempo real e machine learning. A tecnologia de rede está aí. O desafio é otimizá-la para ambientes industriais.
Desde 2019, a fábrica Airpower da Atlas Copco na Bélgica está testando uma rede 5G privada, com antenas internas conectando o chão de fábrica. O objetivo é investigar a melhor forma de implementar 5G e criar fluxos de fabricação inteligentes onde os dados de produção são transferidos sem atraso.
“Estamos testando a melhor forma de conectar máquinas sem fio e monitorar a qualidade e o consumo de energia em tempo real, também como usar veículos guiados automatizados (AGVs) no chão de fábrica para maior precisão e segurança”, disse Wouter Ceulemans, presidente da divisão Airtec da Atlas Copco, que projeta e fabrica peças avançadas de compressores.
“Os aprendizados realmente empolgantes virão da latência ultrabaixa. O 4G não é rápido o suficiente para possibilitar o controle em tempo real. Com o 5G, o atraso cai a um mínimo, tornando a fabricação realmente inteligente uma realidade”, explica Wouter.
“As informações que obtemos com esta rede de teste naturalmente beneficiarão nossos próprios fluxos de produção em todo o mundo, mas também nos ajudarão a apoiar nossos clientes. Quando estiverem prontos para dar esse grande salto tecnológico, eles precisarão de um parceiro que entenda seus desafios e projete seus produtos de acordo”, afirma Wouter.

Enquanto isso, a Atlas Copco Industrial Technique também instalou uma rede 5G privada em seu laboratório de integração em Estocolmo, Suécia. A rede é usada para desenvolver soluções de ferramentas industriais prontas para 5G para clientes em todo o mundo. Esta é uma das primeiras implementações 5G para fins industriais no mundo e ajuda a colocar esse tipo de solução de rede à prova.
“Hoje, mais de 90% de nossas ferramentas industriais estão conectadas aos sistemas de nossos clientes, a maioria deles por meio de acoplamentos fixos. Também fornecemos muitos sistemas sem fio baseados em Bluetooth ou Wi-Fi. Ao instalar essa rede 5G, podemos projetar, desenvolver e testar novos produtos equipados com módulos 5G integrados e, assim, apoiar nossos clientes em sua jornada em direção a processos de fabricação totalmente conectados”, afirma Lars Eklöf, presidente da divisão Motor Vehicle Industry.
img_5G-Img2.jpg
Quote_Violet.svg
Estamos testando a melhor forma de conectar máquinas sem fio e monitorar a qualidade e o consumo de energia em tempo real, também como usar veículos guiados automatizados (AGVs) no chão de fábrica para maior precisão e segurança”
Wouter Ceulemans President, Atlas Copco’s Airtec division
Siga-nos no:
Fale conosco | Faça o download da edição 2021/2022 | ©Atlas Copco AB