SHARE
Prev_Arrow_teal.svgNext_Arrow_teal.svgUp_Arrow_teal.svg
Industrial-Ideas_acgi_logo-unit.svg
A REVISTA DO GRUPO ATLAS COPCO
Share-teal.svg
Search-teal.svg
Menu-button-teal.svg
result
Search
O sucesso está nas cartas
A solução de Serviços baseada em nuvem da Atlas Copco ALTURE tem a capacidade de transformar as linhas de montagem, e o processo de feedback do cliente que enquadrou seu desenvolvimento é igualmente impressionante.
Esta é a história de uma inovação que começou com um jogo de cartas. Porém, ninguém perdeu a camisa, porque nesse jogo de cartas definitivamente não haviam apostas, nem a ideia de economia de energia e altamente eficiente que el produziu.
O jogo em questão é uma ferramenta para interação com os clientes chamada de “Voz do cliente” da Atlas Copco. É um exercício baseado em cartas que ajuda os clientes a classificar suas necessidades de acordo com a ordem de importância. Nesse caso, as informações obtidas resultaram no desenvolvimento do ALTURE, uma solução de serviço baseada em dados que fornece feedback em tempo real sobre os processos de montagem industrial.
A solução baseada em nuvem permite que os clientes identifiquem e solucionem problemas e atuem antes que eles ocorram, enquanto encontram um equilíbrio entre a qualidade e a quantidade de produção, minimizando assim o tempo de paralização e otimizando a eficiência. Como o próprio nome sugere, ALTURE pode oferecer aos clientes um Alternate Future, um futuro alternativo (além de mais inteligente e mais próspero).
“Há muita agitação em torno do potencial da Indústria 4.0, onde as empresas de produção podem usar seus dados de desempenho para ver onde podem fazer melhorias contínuas”, diz Florian Fiebig, Gerente de Marketing Global, que viveu e respirou o projeto desde o início, há quatro anos atrás.
“Nossas ferramentas já estavam criando esses dados, e os clientes nos abordaram dizendo: “Quero fazer algo com isso. Você pode me ajudar a coletar meus dados?” Isso nos fez pensar sobre que tipo de valor devemos criar para nossos clientes. Acho que avaliamos um total de 760 entrevistas e, em seguida, olhamos para as maiores necessidades dos clientes e descobrimos em quais poderíamos ter uma influência direta.”
Haviam duas necessidades básicas: tempo disponivel produção e qualidade de produção. Para muitos que trabalham em montagem industrial (como linhas de produção da indústria automotiva), encontrar o equilíbrio entre quantidade suficiente e a qualidade suficiente é um desafio constante. Em particular, o aperto da ferramenta é um aspecto fundamental, como explica Florian.
“Considere um carro passando por uma linha de produção. Você tem cerca de 60 a 90 segundos para cada uma das estações pelas quais o carro passa, o que significa que as pessoas que trabalham nessas estações precisam realizar suas tarefas com rapidez e precisão. Se durante a operação a ferramenta quebrar, uma ferramenta reserva será necessária, com qualidade verificada, o que impacta a produtividade, já que tudo é programado com muita precisão, o que muitas vezes significa perda de tempo de produção.
“Nossa solução dá ao cliente uma indicação de monitoramento remoto de quando a manutenção é necessária, a fim de manter a excelente qualidade da produção e minimizar o risco de quebra da ferramenta. Com isso, também os beneficia em termos de economia de energia ao reduzir a necessidade de horas extras. Um benefício ainda maior é que isso os ajuda a cumprir suas metas de sustentabilidade.”
A experiência de marketing de Florian em sua carreira no varejo antes da Atlas Copco deu a ele uma afinidade natural com as necessidades dos clientes e receptividade aos seus comentários. Isso proporcionou um foco bem-vindo para um projeto complexo, diz Rickard Hansen, Vice-Presidente de Serviços Orientados a Dados, Atlas Copco Industrial Technique, cuja longa experiência na indústria de software o tornou um participante importante no processo de Pesquisa e Desenvolvimento.
“Demorou um pouco para definir uma direção clara. No início, era uma questão de: “o que estamos tentando resolver?” ”, afirma Rickard.
“Mas nossos gerentes de produto para software estão muito envolvidos na fase de desenvolvimento de produto, e um participante como Florian realmente entende os parâmetros e quais requisitos são necessários, bem como o que as ideias significam para os custos.”
O tempo de vida do projeto viu uma forte equipe de Pesquisa e Desenvolvimento de 20 participantes ser construída a partir do zero, trabalhando em estreita colaboração com gerenciamento de produto, desenvolvimento de software, design UX e designers de produto na Escandinávia, Alemanha e Ásia. O ALTURE está agora entre as fases de protótipo e lançamento completo, e no momento há 48 clientes ativos na produção automotiva e na indústria em geral.
Florian e Rickard apontam para o desafio de algumas empresas liberarem seus dados para a nuvem para que a tecnologia da Atlas Copco possa analisar isso para eles, mas ambos estão confiantes de que os benefícios claros influenciarão cada vez mais os clientes a darem o próximo passo.
“Se você compartilha informações, recebe algo em troca”, diz Rickard. “É um pouco como um princípio de vida também. Você coloca seu dinheiro no banco - você não o tem debaixo do travesseiro ... ”
“Estamos fazendo algo significativo”, acrescenta Florian. “Ver as recompensas em termos de reações entusiasmadas dos clientes me faz continuar. Para nós, o ALTURE é o futuro e, para nossos clientes, é uma solução inovadora que sustentará seus negócios por muitos anos. Todos nós sentimos que estamos fazendo a coisa certa.”
CONHEÇA NOSSOS INOVADORES
Rickard Hansen
Vice-Presidente de Serviços Orientados a Dados, Atlas Copco Industrial Technique.
O que o motiva em seu trabalho? “É ótimo trabalhar para uma empresa internacional e é fantástico ver como oferecemos valor para clientes em todo o mundo, com clientes conectados na China, Estados Unidos, Europa, América Latina. Esse ambiente internacional é ótimo e compartilhar experiências com pessoas ao redor do mundo gera muito conhecimento.”
O que te dá mais orgulho? “Estamos recebendo ótimos comentários dos clientes em termos da facilidade de uso do ALTURE. Isso os ajuda a fazer um bom trabalho. Podemos tirar parte da carga de pensamento deles e simplificar as coisas para o setor industrial.”
Florian Fiebig
Gerente de Marketing Global de Serviços Orientados a Dados, Atlas Copco Industrial Technique.
Por que você ingressou na Atlas Copco? Depois de vários cargos em varejo e marketing e me graduando com um mestrado em Marketing na Austrália, me candidatei a uma vaga de assistente na Atlas Copco. Eu queria trabalhar para um líder de mercado em um ambiente global e inovador com muitas culturas diferentes. Fui rejeitado para esse trabalho, mas foi oferecido um outro em gerenciamento de produto. Graças aos meus gerentes naquela época, tive a oportunidade de apresentar o projeto em que estava trabalhando durante uma reunião de negócios global e esse foi o início de minhas responsabilidades globais.
Siga-nos no:
Fale conosco | Faça o download da edição 2021/2022 | ©Atlas Copco AB